segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Complexo do Ver-O-Peso

O "Complexo do Ver-O-Peso", constitui-se de um importante patrimônio edificado, situado no Centro Histórico de Belém, datado dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, uma síntese da história arquitetônica da cidade: edificação militar, barroco jesuítico, arquitetura civil colonial e pós-colonial, estilo neo-clássico, estilo eclético e arquitetura industrial. Mas o que faz do Ver-o-Peso um lugar muito especial não é apenas seu patrimônio material, expresso no seu acervo arquitetônico. Numa tradição bicentenária, todos os anos, em outubro, o cortejo de 1 milhão de pessoas à Virgem de Nazaré tem ali no Ver-o-Peso sua expressão maior de fé e paixão popular: um "carnaval devoto". Altar dedicado à Santa, dentro do Mercado de Ferro, é ponto de passagem obrigatório. Ou seja, a maior riqueza do Ver-o-Peso está contida no enorme lastro de memória intangível, viva, que pode ser ali encontrado, e que reflete toda a densidade histórica e cultural que o povo cria e recria permanentemente. Inspiração de escritores brasileiros ou viajantes que por aqui passaram e retratado nas mais diversas cores por artistas plásticos, o Ver-o-Peso há muito deixou de ser apenas um porto e uma feira livre, na qual se negocia toda espécie de produtos comestíveis, de vestuário, artesanato, ervas e etc.. para solidificar-se cada dia mais como um importante museu vivo de práticas culturais, no qual o imaginário amazônico se reproduz e se perpetua. Podemos afirmar, dessa forma, que o Ver-o-Peso é também e sobretudo um mercado de bens simbólicos que alimenta a alma e o espírito de uma cidade que é a capital mais antiga da Amazônia, e que lhe confere um rosto único, um elo com o rio e a floresta, que a diferencia das outras capitais brasileiras.

Trecho: retirado da Carta à UNESCO, solicitando a transformação do Ver-o-Peso em Patrimônio Histórico da Humanidade

Por: Edmilson Rodrigues e Márcio Meira

Observa-se no primeiro plano o Relógio de Ferro, que compõe parte a Arquitetura de Ferro de Belém, na praça do Relógio, e ao fundo observa-se o Mercado de Ferro.

O Artista Plástico baiano Edmundo d'Oliveira, retrata a maior e mais exuberante atração turística da cidade de Belém, o Mercado de Peixe do Ver-O-Peso.

Pode-se observar que mesmo depois de décadas, o complexo do Ver-O-Peso, Mudou muito pouco.

A tráfego de embarcações mudou muito pouco, é só observar as fotos do final do século XIX e início do XX, com as atuais imagens.


Página 1 2

Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário